SOBRE O

FDG18F

FDG-18F

O flúor-18 é o principal radioisótopo utilizado para estudos PET, sendo obtido através da utilização de um acelerador de partículas - o cíclotron - a partir do bombardeio do oxigênio-18 com prótons. A incorporação do flúor-18 à molécula de deoxiglicose dá origem ao radiofármaco fluordeoxiglicose-18F (FDG).

 

Além do FDG, o cíclotron também é empregado na produção de uma série de outros agentes PET utilizados em imagem nuclear, uma das áreas que mais cresce em medicina nuclear. Quando injetados no corpo humano, estes radiofármacos especializados, chamados de biomarcadores, detectam e rastreiam funções celulares anormais que podem estar associados a uma variedade de doenças. Visíveis através da utilização de sofisticados scanners, estes biomarcadores tornam mais fácil o trabalho dos médicos, permitindo um diagnóstico não invasivo de doenças em seus estágios mais iniciais.

APLICAÇÕES

Em oncologia, grande parte dos tumores possui alta taxa metabólica, com elevado consumo de glicose. A injeção do FDG nos pacientes leva a alta concentração desta molécula nos locais acometidos pela doença, sendo possível a detecção dessas alterações muito antes de serem observadas pelos métodos convencionais de imagem.

Na cardiologia, o FDG desempenha um papel importante na pesquisa de viabilidade miocárdica. No campo da neurologia, é uma ferramenta de peso para a avaliação de quadros de epilepsia e na diferenciação de demências, em especial a Doença de Alzheimer.

contato
 

Unidade Brasília: SHLS Qd. 716 Cj. N Bl. D Brasília, DF - CEP 70390-700

Telefone: +55 61 21915070 (SAC)

Unidade Fortaleza: Rua Valdemar Pereira de Queiroz - 185, Coaçu, Eusébio, CE - CEP 61760-000  Telefone: + 55 85 30642999

© 2019 por Villas Boas Radiofármacos Brasil S.A.